Volkswagen ID. R quebra recorde na lendária pista de Nürburgring usando soluções ANSYS
Carro de corrida totalmente elétrico da Volkswagen quebra o segundo recorde consecutivo de velocidade de veículos elétricos
O carro de corrida ID. R da Volkswagen Motorsport, impulsionado pelas soluções de simulação de ponta da ANSYS , cimentou seu lugar na história das corridas ao quebrar o recorde de velocidade de veículos elétricos em Nürburgring Nordschleife.
Completada a prova com o tempo de 6.05.336 minutos, o piloto da Volkswagen, Romain Dumas levou a bateria do ID. R ao limite na exigente pista de corrida alemã.
ID. R: uma máquina elétrica de quebra de records
Depois da façanha em Pikeas Peak – confira aqui – o carro de corrida totalmente elétrico da Volkswagen, desenvolvido com soluções de simulação ANSYS e que, segundo a montadora, é capaz de ir de 0 a 100 km/h em 2,25 segundos sendo mais mais rápido do que um carro de Fórmula 1, conseguiu o seu segundo recorde consecutivo de velocidade para veículos elétricos, mostrando a proeza da mobilidade eletrônica.
A Volkswagen Motorsports enfrentou um formidável teste de engenharia para bater o recorde. A Nürburgring Nordschleife é considerada pelos pilotos mais experientes como uma das pistas mais exigentes do mundo.
Os cantos apertados do campo e inclinações íngremes requerem aceleração e desaceleração extremas, causando flutuações térmicas que poderiam danificar a bateria do ID.R, potencialmente levando-o à pane. Também são desafiadoras as retas muito longas, que exigem bastante da bateria e do gerenciamento de temperatura em função da extrema aceleração.
Para superar esses obstáculos, os engenheiros da Volkswagen Motorsports utilizaram o ANSYS Fluid para testar e avaliar diferentes dispositivos de resfriamento da bateria do ID.R que não comprometesse o projeto aerodinâmico do veículo.
Os engenheiros também usaram a tecnologia ANSYS para criar um Digital Twin a fim de reproduzir o desempenho do carro na pista, provando que sua bateria poderia prosperar no arriscado trajeto da pista e acelerar o ID.R ao máximo sobre a linha de chegada.
Por que criar um Digital Twin? Descubra aqui!
Com as soluções de simulação ANSYS, os engenheiros eliminaram o custoso e demorado processo de validação de um protótipo físico.
ID. R e simulação com ANSYS chamam a atenção da Mídia
https://youtu.be/c3w3fVS-SgQ
O ID. R tem chamado tanta a atenção da mídia que virou matéria nesta última semana no programa AutoEsporte, da Rede Globo de Televisão. No programa, o veículo foi apresentado em detalhes numa conversa exclusiva com o engenheiro de simulação Benjamin Ahrenholz e o engenheiro de aerodinâmica Hervé Dechipre.
A matéria completa você pode conferir aqui.
Projetado pela Volkswagen para competir em eventos de automobilismo, o mais recente desafio do ID.R em Nürburgring Nordschleife foi o passo seguinte em relação ao seu recorde anterior em Pikes Peak International Hill Climb, onde as soluções de simulação ANSYS o ajudaram a reivindicar o título de carro mais rápido para escalar a montanha.
Segundo Sven Smeets, diretor da Volkswagen Motorsports, as simulações do ANSYS foram fundamentais para melhorar o gerenciamento da temperatura da bateria do ID. R, garantindo a remoção adequada do calor e uniformidade de temperatura sem afetar o desempenho aerodinâmico do carro.
O ID. R demonstrou novamente o enorme potencial que os carros elétricos têm para oferecer quebrando uma nova barreira com seu sucesso estrondoso seja em Nürburgring Nordschleife, Pikes Peak ou no próximo desafio que ele enfrentar, afinal de contas, o ID. R é uma máquina elétrica de quebra de recordes e o próximo desafio com certeza conheceremos em breve.