Como desenvolver sua startup com ferramentas de simulação computacional
Empreendedores frequentemente enfrentam uma série de obstáculos enquanto buscam transformar suas inovadoras ideias em produtos tangíveis e bem-sucedidos e é por isso que as tecnologias para startups são cruciais.
Alguns dos desafios mais comuns incluem a falta de recursos para a produção de protótipos físicos, prazos apertados que intensificam a pressão do tempo de desenvolvimento e a necessidade constante de inovação rápida frente à concorrência.
Mas, e se existisse uma maneira de contornar parte dessas barreiras e acelerar o processo de desenvolvimento, enquanto se reduz custos? A boa notícia é que as tecnologias para startups, particularmente a simulação computacional, surgem como aliadas importantes para potencializar o negócio.
Justamente para ajudar nessa aceleração, a Ansys e a ESSS oferecem pacotes de softwares exclusivos para possibilitar que startups transformem a criação dos seus produtos. São mais de sete pacotes de ferramentas que você pode conhecer acessando Startup Program.
Tecnologias para startups: como novas ferramentas ajudam a escalar seu negócio
Quando pensamos sobre tecnologias para startups há diversas opções interessantes como a Inteligência Artificial que pode ajudar na automatização de processos como o atendimento que acontece por chatbots e assistentes virtuais.
Em complemento, temos o uso de machine learning que otimiza processos através da aprendizagem automática e possibilita um melhoramento contínuo no desempenho. Isso pode ajudar a tornar a experiência dos consumidores mais personalizada.
Outra tecnologia muito aplicada atualmente é o Big Data que oferece insights valiosos através da coleta e cruzamento de dados. Assim, é possível recrutar talentos, analisar o mercado e estudar as melhores oportunidades para um lançamento bem-sucedido.
A simulação computacional é também uma tecnologia que possibilita mais competitividade e inovação nas startups. Com programas específicos para esse modelo de negócio, é possível utilizar simulação de ponta, mesmo em empresas com modelos enxutos. A seguir, veja mais sobre simulação e alguns exemplos de como ela é utilizada:
Simulação computacional para startups
A simulação computacional é a reprodução do comportamento de um produto, sistema ou processo em um ambiente virtual. Ela permite que startups testem seus desenvolvimentos em diferentes cenários e condições, sem a necessidade de investir em protótipos físicos ou experimentos caros.
Isso não apenas acelera o processo de desenvolvimento, como garante que os produtos sejam lançados com maior precisão e confiabilidade. Além disso, ao identificar e corrigir problemas na fase inicial, a simulação ajuda a reduzir custos, evitando retrabalhos.
Com agilidade, segurança e uma abordagem orientada a custos, a simulação computacional está se tornando uma ferramenta essencial para startups que buscam escalar e conquistar seu espaço no mercado.
Modelagem 3D e simulação
A modelagem 3D é uma representação virtual que permite que startups criem modelos tridimensionais de seus produtos ou conceitos, facilitando a visualização.
Posteriormente, poderão ser feitas análises de engenharia dos mais diversos tipos, como estrutural, mecânica, fluidodinâmica, de transferência de calor e eletromagnética. Isto permite aprimorar os processos de design e a prototipagem. Ao invés de construir um protótipo físico caro e demorado, as startups podem criar e ajustar um modelo 3D em um ambiente virtual que esteja submetido às condições reais em que terá que performar, economizando tempo e recursos.
Digital Twins
Digital Twins, ou “Gêmeos Digitais”, são cópias digitais de objetos, processos ou sistemas físicos. Combinando a modelagem 3D com dados em tempo real e IA, os Digital Twins permitem monitorar, simular e otimizar produtos e processos em um ambiente virtual.
Por exemplo, uma startup que desenvolve dispositivos IoT pode usar um Digital Twin para monitorar o desempenho do dispositivo em diferentes cenários e em tempo real, sem ter que testá-lo fisicamente.
Como startups de diferentes segmentos usam simulação na prática
A Carbon Freight, por exemplo, utiliza a simulação computacional aplicada à redução do peso da carga transportada por aviões. Com isso, pode entender e gerenciar os diversos estresses físicos do design de paletes de carga. Uma tecnologia que gerou economia de tempo e milhares de dólares em testes.
A CPMH, uma startup referência em próteses e implantes com simulação, investiu nos softwares para reduzir o tempo e custos durante o processo de desenvolvimento. Aplicou a solução para lidar com desafios como a simulação mecânica, distribuição de tensões e o impacto do comportamento no design do produto.
Outro exemplo interessante é o da Neograft que utiliza a simulação computacional para um produto que visa as taxas de sucesso de um procedimento chamado revascularização do miocárdio (CRM).
Como a Ansys e a ESSS apoiam o desenvolvimento de startups
Como citado anteriormente, a Ansys e a ESSS possuem diversos pacotes de softwares exclusivos para startups que podem ajudar a acelerar o desenvolvimento dos produtos, além de oferecer outros benefícios como a redução de custos.
O pacote Structural and fluids bundle contribui para a resolução de problemas de análise estrutural e de escoamento de fluidos, assim como a combinação destes fenômenos físicos (interação fluido-estrutura).
Para quem precisa da aplicação em situações como intensidade de sinal, antenas, IOT, interferência, máquinas elétricas, sistemas, entre outros, o pacote ideal é o Electromagnetics bundle.
Além disso, o pacote optics and photonics, com soluções para simular interações da luz em projetos de componentes e sistemas fotônicos. Permite simular o comportamento e a propagação da luz através de produtos ópticos do nível nano ao macro, permitindo modelagem e co-simulação integradas para projetos precisos. Conheça todos os pacotes e entre em contato.