Blog ESSS

Um repositório de conteúdos para guiar seus processos rumo ao futuro da simulação.

Solução de problemas de manutenção industrial com simulação

Estrutural Equipamentos Industriais

Na indústria, equipamentos são projetados para um número mínimo de ciclos. Entretanto, quando este tempo de operação é alcançado, esses equipamentos não são necessariamente desativados.

Em diversas unidades industriais, vasos, tanques e dutos já ultrapassaram, em alguns casos, décadas a mais do estipulado nos projetos, mas ainda continuam em operação. Neste caso, não podemos avaliar sua operação e manutenção segundo os critérios de projeto, é necessário levar em conta o histórico de operação.

Neste período de crise, busca-se possibilitar o prolongamento da vida operacional dos equipamentos. Isso pode ser permissível através do método de elementos finitos aliado a códigos de projetos, como o API 579, que trabalham com a regulação de equipamentos já em operação e potencialmente no limite de sua vida útil nominal.

 

A simulação numérica aplicada à manutenção industrial permite a avalição de geometrias complexas, indicando suas principais zonas de esforços e potenciais regiões de falha, além de permitir uma representação mais realística das propriedades mecânicas do material.

Essas características tornam o método de elementos finitos uma ferramenta excelente para diagnosticar potenciais problemas de fadiga, trincas ou instabilidades em estruturas, facilitando inclusive a avaliação de potenciais reparos a equipamentos industriais.

Quer saber mais sobre possibilidades de manutenção industrial, e como ferramentas numéricas podem otimizar sua operação? Assista a este Webinar Especial Gratuito e reduza custos com paradas de manutenção.

 

 



Graduada e mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de do Rio de Janeiro (UFRJ) e possui experiência na área de fluidodinâmica computacional (CFD) e análise estrutural (FEA). Atualmente, é Especialista de Aplicações CAE na ESSS.