Professor Clovis R. Maliska, um pioneiro em CFD, homenageado na Universidade de Waterloo, Canadá
A Faculdade de Engenharia de Waterloo reconheceu as conquistas excepcionais na trajetória do Prof. Maliska, destacando as suas contribuições profissionais e acadêmicas.
A Faculdade de Engenharia de Waterloo reuniu-se no dia 26 de novembro em Waterloo, Ontário, no Canadá, para celebrar as realizações notáveis de três ex-alunos ilustres no Jantar de Premiação deste ano. Na ocasião, o Professor Clovis R. Maliska, um especialista brasileiro de renome internacional em Mecânica dos Fluidos Computacional e atualmente colaborador ativo do Instituto ESSS, recebeu a Alumni Achievement Medal for Academic Excellence, a mais alta honra concedida a um ex-aluno.
O evento, apresentado pela Dra. Lisa Aultman-Hall, Professora e Chefe do System Design Department, destacou as contribuições dos líderes homenageados, demonstrando o amplo impacto dos ex-alunos de Engenharia de Waterloo na tecnologia, sociedade e inovação. São três as categorias premiadas: a de Academic Excellence, recebida pelo Prof. Maliska, de Professional Achievement, Dr. Gamal Refai-Ahmed, e de Community Services, Belinda Elysee-Collen.
Um propagador do CFD na América Latina
Em 1978, o professor Clovis Maliska embarcou para o Canadá para realizar seu doutorado em Engenharia Mecânica na Universidade de Waterloo. Sob a orientação do Prof. George D. Raithby, concluiu o curso em 1981, e ao longo dos anos consolidou uma carreira acadêmica de destaque. Segundo a Universidade, seu trabalho pioneiro em Dinâmica de Fluidos Computacional (CFD) auxiliou engenheiros e indústrias na América do Sul, Europa e América do Norte, através de seus trabalhos científicos, seus cursos e seus livros.
A premiação recebida no Canadá homenageia a trajetória acadêmica e profissional do Prof. Maliska como um todo. Para ele, a premiação se deve principalmente à consistência de seu trabalho na área de CFD. “Se você perguntar para engenheiros e professores da área o que o Prof. Maliska faz, vão responder que ele trabalha com Mecânica dos Fluidos Computacional”, diz. “A meu ver, a minha contribuição principal foi difundir o CFD no Brasil e na América Latina, pelo trabalho como professor, pelos livros que escrevi, pela minha atuação junto às empresas em projetos inovadores na área numérica. Eu fui um vetor importante na divulgação e na disseminação da Dinâmica dos Fluidos Computacional”, afirma.
Após concluir o doutorado, Maliska retornou ao Brasil determinado a aplicar os conhecimentos adquiridos em CFD, mesmo diante de desafios tecnológicos. “Eu vim com uma coisa nova, a Mecânica dos Fluidos Computacional (CFD) estava nascendo, e não havia quase nada sobre o assunto no Brasil. Em 1995, escrevi um livro sobre CFD que foi muito importante para a difusão da área. Naquela época, era difícil fazer as coisas, porque ainda não tínhamos equipamentos adequados. Para rodar um programa simples, a gente precisava de um computador que custava US$1 milhão”, relembra. “Mas eu sabia que a simulação computacional iria crescer muito, e não porque eu seja um visionário, mas sim porque os métodos numéricos andam junto com o crescimento dos computadores. Nos anos seguintes, o computador começou a ficar mais acessível no País, criando condições melhores para nós”, completa.
O Prof. Maliska se tornou assim uma referência na área de desenvolvimento e aplicações de métodos numéricos para transferência de calor e mecânica dos fluidos. E o objetivo dele era se dedicar não apenas à vida acadêmica, mas também ao desenvolvimento e à aplicação dessas tecnologias na indústria. Seu trabalho junto ao Laboratório de Simulação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi um dos motores para a criação da ESSS – Engineering Simulation and Scientific Software, uma spin-off de seu laboratório. Fundada em 1995, a empresa foi uma das pioneiras na aplicação da simulação computacional no Brasil. A ESSS atualmente fornece uma gama abrangente de soluções de simulação numérica para mais de 500 empresas em setores como petróleo e gás, aeroespacial, mineração, automotivo e energia. “Queríamos trabalhar com o mercado, com as indústrias, mas ter sempre um pé na excelência, no cuidado”, conta Maliska.
Essa sinergia entre a academia e o setor industrial permanece ativa, com a ESSS contribuindo diretamente para a formação e a pesquisa em mais de 500 universidades da América Latina, fornecendo tecnologia que abrange desde fundamentos até projetos de alta complexidade. Por meio do Instituto ESSS, a empresa também oferece uma ampla gama de cursos, desde níveis introdutórios até especializações avançadas, atendendo acadêmicos e engenheiros em busca de qualificação e aprimoramento. O Instituto ESSS também realiza trabalhos de P&D, mantendo o Prof. Maliska ativo neste setor, contribuindo para importantes projetos do ESSS na área de métodos numéricos para fluxos de fluidos.
Trajetória de excelência acadêmica
Clovis Maliska é graduado em engenharia mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1973), onde também fez mestrado (1975). A partir de 1974, atuou como Professor no Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC, onde também coordenava o SINMEC – Laboratório de Simulação Numérica em Mecânica dos Fluidos e Transferência de Calor.
Como docente, ministrou disciplinas de Mecânica dos Fluidos, Transferência de Calor e Dinâmica de Fluidos Computacional na graduação e pós-graduação. Em sua longa trajetória de 49 anos como professor, supervisionou 51 alunos de mestrado e 24 de doutorado, até se aposentar, em 2023. Além disso, é membro da Academia Nacional de Engenharia (ANE), Cadeira 71, e Comendador na Ordem Nacional do Mérito Científico no Brasil, concedida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.
A produção acadêmica e bibliográfica do Prof. Maliska também merece destaque. Em 1995, ele lançou um livro pioneiro no Brasil sobre CFD, Transferência de Calor e Mecânica dos Fluidos Computacional, cuja segunda edição, publicada em 2004, é utilizada como livro-texto na maioria dos programas de graduação e pós-graduação em Engenharia. O seu livro mais recente, Fundamentals of Computational Fluid Dynamics, já teve mais de 16 mil downloads, contando o livro completo e seus capítulos.
Além disso, o Prof. Maliska teve uma intensa participação na área de Petróleo e Gás, com a coordenação de dois projetos, o PRH09, Programa de Formação de Recursos Humanos da Agência Nacional do Petróleo (ANP), e o PFRH-Superior, Programa de Formação de Recursos Humanos da Petrobras. Com a Petrobras, manteve uma parceria ao longo de 30 anos para desenvolvimento de tecnologias numéricas nas áreas de simulação de reservatórios, acoplamento poço-reservatório e geomecânica. Foi por três vezes membro titular do CA-EM, Comitê Assessor do CNPq, escolhido por seus pares.
Recentemente, após sua aposentadoria da Universidade Federal de Santa Catarina, o Prof. Maliska tem dedicado parte de seu tempo profissional como “orientador acadêmico” ao Instituto ESSS, garantindo altos padrões de qualidade para todo o material de treinamento/educacional produzido, além de se envolver em projetos de P&D para os importantes clientes e parceiros da ESSS ao redor do mundo.