ALFAtwin: a revolução do gêmeo digital que pode ajudar a Petrobras a aumentar a produção de petróleo em até 1%
O ALFAtwin é a solução inovadora da ESSS para a indústria de óleo e gás baseada em digital twins para gerenciamento de ativos. Essa poderosa ferramenta aumenta a eficiência e reduz os custos nas operações de produção de petróleo e garantia de escoamento.
Na vanguarda das soluções de simulação para o segmento upstream e óleo e gás, a ESSS desenvolveu recentemente uma plataforma integrada, com base em especificações da Petrobras, que atende a demandas complexas de automação de processos e redução de custos. O ALFAtwin é uma tecnologia de ponta que utiliza gêmeos digitais: modelos virtuais de ativos operacionais críticos, como plataformas, poços, linhas de fluxo e risers. O desenvolvimento foi realizado em parceria com a Petrobras.
A Petrobras, uma das principais empresas do setor de energia no mundo, é a pioneira no uso do ALFAtwin em seus campos offshore. Integrando dados de ativos em tempo real, simulações e registros históricos em uma única plataforma, a solução gera réplicas digitais precisas dos sistemas de produção reais da Petrobras. O ALFAtwin inclui informações e fluxos de trabalho cruciais, como calibração de modelos, curvas de desempenho, otimização de plataformas e tempo de resfriamento para evitar a formação de hidratos.
Segundo Sylvia Anjos, Diretora de Exploração e Produção da Petrobras, “a tecnologia gêmeo digital de elevação e escoamento poderá ser utilizada em todos os poços produtores e injetores offshore da Petrobras. Vamos dar início à implementação da ferramenta nos poços marítimos de outras unidades ainda este ano.”
Impacto do ALFAtwin nas operações da Petrobras
A combinação poderosa de digitalização de ativos e simulação permite a automação de processos, melhora o monitoramento e fornece insights valiosos para a tomada de decisões. Os resultados falam por si: após dois anos de testes rigorosos em duas plataformas no campo de Jubarte, Espírito Santo, o ALFAtwin mostrou que a solução está no caminho certo para permitir o aumento da produção em até 1%.
“A Petrobras desenvolveu um protótipo de gêmeo digital que foi a base para a especificação da tecnologia, na Unidade de Negócios Espírito Santo. Precisávamos de um sistema mais robusto, comercial, sustentado e escalável para todos os poços offshore da companhia”, explica a diretora de Engenharia, Tecnologia e Inovação, Renata Baruzzi.
O ALFAtwin permite que a Petrobras antecipe problemas potenciais e reduza riscos operacionais, ambientais e de segurança, testando cenários virtualmente, prevendo e resolvendo problemas com precisão. Os benefícios do ALFAtwin também incluem a garantia da continuidade operacional sem interrupções, otimização do posicionamento de ativos, melhora na eficiência da produção, redução do tempo e dos custos relacionados a eventos não programados e escolhas altamente precisas baseadas em dados.
“O gêmeo digital de produção e garantia de escoamento representa uma conquista significativa para a Petrobras. O desempenho do ALFAtwin já é excelente e esperamos que continue a se destacar à medida que refinamos e ampliamos sua aplicação. Este feito reafirma que estamos avançando na direção certa,” disse Luis Otavio Schmall, Gerente Executivo da Petrobras.
Sua empresa também pode aproveitar todos os benefícios do ALFAtwin. Com recursos flexíveis e personalizáveis, o ALFAtwin pode ser adaptado a necessidades específicas, revolucionando a forma como você aborda simulações na indústria de óleo e gás. Fale hoje com um de nossos especialistas para saber como podemos otimizar seus processos, gerando ganhos de tempo e eficiência, reduzindo os riscos operacionais e garantindo os mais altos padrões de segurança para seus ativos.