ESSS & SENAI: Parceria para alavancar startups
A ESSS é parceira do SENAI no Edital de Inovação para a Indústria 2018 que irá investir até 55 milhões de reais para o desenvolvimento de projetos em empresas industriais de todos os portes, incluindo startups de base tecnológica.
O objetivo do edital é financiar o desenvolvimento de soluções inovadoras para a indústria brasileira que promovam o aumento da produtividade e competitividade industrial brasileira, ou ainda que promovam a otimização da segurança e saúde na indústria.
Ao firmar parceria com o SENAI, a ESSS por meio de seu programa para startups visa dar acesso a empreendedores inovadores, ao software de simulação em engenharia mais tradicional e reconhecido do mercado: ANSYS.
ANSYS é a ferramenta de engenharia necessária para as startups crescerem exponencialmente, de forma otimizada e segura. Seja simulação de engenharia estrutural, de escoamento de fluidos ou eletromagnética em 3D, com ANSYS o empreendedor fica livre para testar suas ideias a baixíssimo custo e risco reduzido.
POR QUE SIMULAÇÃO?
Construir, testar e validar as ideias virtualmente antes dos testes em protótipos físicos é uma questão de economia e segurança. Além da flexibilidade em entender como pequenas ideias podem alterar um todo num curto espaço de tempo, a simulação é uma forma fácil e acurada de acelerar a linha de desenvolvimento do produto reduzindo riscos e garantindo o melhor aproveitamento possível de tempo e recursos.
BENEFÍCIOS DO PROGRAMA PARA STARTUPS
Ao participar do Programa Para Startups junto ao Edital de Inovação para a Indústria 2018, o empreendedor tem direito a uma série de benefícios, tais como:
-
1 ano de licença ANSYS: 1 ano para utilizar o que há de melhor quando o assunto é simulação computacional (podendo haver renovação);
-
Acessibilidade: os pacotes para startups custam entre 4 e 7% menos em relação ao preço comercial. É a garantia de tecnologia de simulação acessível a toda startup, independentemente do ciclo de financiamento que ela se encontre;
-
Crescimento saudável: Após os primeiros 2 anos de licenciamento, a startup poderá adquirir o software com condições diferenciadas, para que a migração seja feita de forma saudável à empresa;
-
Antecipação: o software de simulação pode reduzir drasticamente o tempo de desenvolvimento de um produto, permitindo à empresa entrar no mercado mais rapidamente;
-
Parceria de Marketing: ESSS e ANSYS são marcas que podem orientar sobre as melhores práticas de networking e acesso ao mercado, facilitando o desenvolvimento do business;
-
Suporte: o programa inclui acesso aos guias e tutoriais online através do Portal de Usuários da ANSYS, além da possibilidade de contratação do Programa ESSS de Suporte para Startups;
- Programa de Treinamento: possibilidade de contratação do Programa ESSS de Treinamento para Startups.
A ESSS oferece pacotes de acordo com as necessidades de cada negócio. São 2 grupos de ferramentas, um para análise estrutural e de fluidos e outro voltado ao eletromagnetismo e elétrica.
ANSYS Startup Program – Structural and Fluids Bundle
Voltado para resolver os problemas de análise estrutural e de escoamento de fluidos, assim como a combinação destes fenômenos físicos (interação fluido-estrutura).
-
Mechanical Enterprise;
-
CFD;
-
AIM;
-
SpaceClaim Direct Modeler;
-
HPC Pack;
-
Geometry Interfaces.
ANSYS Startup Program – Electromagnetics Bundle
Voltado para resolver os problemas associados ao mundo da elétrica e eletromagnetismo: intensidade de sinal, interferência, IOT, antenas, máquinas elétricas, sistemas, entre outros.
-
HFSS;
-
Savant;
-
EMIT;
-
Maxwell;
-
Simplorer;
-
SIwave;
-
Q3D Extractor;
-
HPC Pack;
-
Geometry/EDA Interfaces.
QUEM PODE PARTICIPAR?
Para participar do Programa de Startups, a empresa deve cumprir alguns pré-requisitos, confira:
-
Deve ser privada;
-
Devem utilizar o ANSYS para desenvolvimento de produto (não para prestação de serviços ou consultoria);
-
Ter menos de 10 anos de vida;
-
Arrecadar menos de $5M USD de receita ao ano (no momento da solicitação).
-
Assumir os compromissos de marketing em parceria;
-
Usar exclusivamente o ANSYS nos projetos que envolvem simulação (é permitido a utilização de ferramentas competidoras desde que não exista sobreposição ou capacidade equivalente às ferramentas de simulação ANSYS)
-
Usuários primários do software ANSYS devem ter graduação ou pós-graduação em engenharia ou ciências exatas.
Confira o cronograma do Edital de Inovação para a Indústria 2018 e participe:
Se a sua startup não é participante do Edital do SENAI, entre em contato com a ESSS e informe que você quer participar do Programa de Startups da ESSS.
SOBRE A ESSS: A Engineering Simulation and Scientific Software (ESSS) é uma multinacional brasileira que disponibiliza ao mercado as mais avançadas ferramentas de Computer-Aided Engineering (CAE) na área de fluidodinâmica, análise estrutural, eletromagnetismo e multifísica, além de customização e desenvolvimento de softwares de acordo com a necessidade de cada cliente. As soluções disponibilizadas pela companhia têm papel fundamental nos projetos das empresas mais inovadoras do mundo para fornecerem produtos disruptivos e mais eficientes aos seus mais de 500 clientes nos mais diversos segmentos da indústria: óleo e gás, aeroespacial, automotivo, metal mecânico, geração de energia, turbomáquinas, processos químicos e mineração.[:]