Minha empresa deve investir em simulação?
O mercado atual de engenharia tem como macrotendências a consolidação da digitalização, a popularização de dispositivos inteligentes e toda a jornada rumo à consolidação da Indústria 4.0. Todas essas inovações circundam e se banham dos conceitos de simulação para existirem.
Mesmo neste cenário de tamanha inovação, a simulação pode parecer algo distante. Porém, processos de digitalização e a possibilidade de prever cenários oferecem infinitas oportunidades, com um potencial fantástico para o mercado.
A dúvida sobre a capacidade de aplicar simulação na prática surge para muitos gestores e empresários. Será que a simulação é viável e interessante para todas as empresas? Será que os engenheiros têm os conhecimentos necessários para aproveitar esta tecnologia? Como adquirir a maturidade, estrutura e domínio para obter resultados concretos com essa tecnologia?
Tudo que é novo exige dedicação, comprometimento e tempo. Com a simulação não é diferente. Ao longo de meus anos de atuação, como especialista em simulação, incontáveis foram os engenheiros que apresentaram relutância com essa tecnologia.
As barreiras apresentadas são diversas: custo, visão estratégica do negócio, conhecimento por parte da equipe, demanda de atividades, estrutura de TI, nível de exigência do cliente. Esta lista poderia ser alimentada por horas sem dificuldades.
No entanto, mesmo com esse cenário, um fato também sempre esteve presente: empresas líderes não só possuem a ferramenta como obtêm resultados diretos e constantes com seu uso.
Engenheiros cuja competência me fascina até o presente momento utilizam o recurso como ele deve ser empregado: como uma ferramenta de apoio de engenharia para a tomada de decisão, aprimoramento de projetos e resolução de conflitos.
A tecnologia é complexa e essa realidade gera incerteza naqueles que não a conhecem, caso você também tenha dúvidas se deve ou não investir em simulação, continue a leitura!
Por que investir em simulação computacional?
Os motivos que levam as empresas a investirem em simulação computacional surgem assim que uma análise sobre o negócio é feita.
A sua empresa já identificou os custos empregados no desenvolvimento de protótipos? Ou quanto tempo seus engenheiros gastam desenvolvendo projetos? Esse tempo também é refletido nos custos da empresa e, ao serem somados, podem representar grandes perdas para o negócio.
Outra forma de identificar os benefícios de investir em simulação computacional é por meio da eficiência nos processos. A empresa ganha mais agilidade e força para escalar os seus processos quando é possível desenvolver protótipos e projetos digitais.
Com a simulação computacional, as empresas eliminam os custos com o desenvolvimento de protótipos físicos. A tecnologia permite que múltiplos modelos sejam criados, seguindo diversos direcionamentos para alcançar o melhor resultado.
O tempo dedicado na criação dos protótipos é consideravelmente reduzido, ao ser comparado com um modelo físico. Isso aumenta as possibilidades de testagem, fazendo com que um resultado satisfatório seja alcançado mais rápido.
Outra forma de identificar a necessidade do investimento em simulação computacional é na produtividade. Empresas que enfrentam falta de produtividade, eficiência e falhas em seus processos operacionais podem reduzir esses problemas adotando o uso da tecnologia.
Assista ao webinar gratuito Como a simulação computacional ajuda sua empresa a crescer para ver como empresas de todos os tamanhos e setores podem inovar e reduzir custos
Cenário da simulação computacional nas empresas e crescimento dos negócios
As empresas brasileiras já reconhecem o valor da simulação computacional para seus processos e negócios. A prova dessa afirmação está em uma pesquisa realizada pela ESSS, que revela o interesse em investir na tecnologia.
As entrevistas revelam que mais de 75% das empresas do setor pretendem investir entre 5% e 15% do faturamento em simulação computacional. O objetivo dessas empresas é conseguir melhorar a operação. Além disso, 11% das entrevistadas afirmam que pretendem investir até um quinto dos lucros na tecnologia.
Para ser mais exato, 52,58% das entrevistadas devem investir cerca de 5% dos investimentos na área computacional e 23,27% devem investir entre 10% e 15%. Enquanto isso, mais de 24% das entrevistadas devem aplicar de 15% a 20% ou até mais de 20% em simulação computacional.
Com o investimento em simulação computacional, oferecem benefícios que geram ganhos substanciais para as empresas. A tecnologia reduz consideravelmente o tempo de desenvolvimento dedicado pela equipe. Em alguns casos, é possível reduzir a quantidade de profissionais necessários em cada etapa do projeto.
Empresas que investem em ferramentas de simulação e em soluções de otimização conseguem ter ganhos na análise de múltiplos cenários, são capazes de testar diferentes soluções para o mesmo desafio e tudo isso pode ser feito em um tempo muito menor do que de costume quando modelos tradicionais são seguidos.
Dessa forma, além de reduzir a quantidade de alterações realizadas e modelos criados, é possível reduzir os custos de fabricação e o investimento em matéria-prima.
Vantagens de investir em simulação computacional
Confira algumas das nossas ações e vantagens de investimento:
Agilidade no desenvolvimento de produtos e processos
Protótipos físicos exigem elevado custo e tempo de desenvolvimento. Além disso, dependem de variações e inúmeras testagens.
Com a simulação computacional é possível eliminar o tempo e o investimento necessário nesse processo, aumentando o número de testes realizados e as variações de modelos usados.
Ganho de produtividade
A simulação computacional otimiza e digitaliza os processos e as ferramentas, isso permite que as empresas consigam obter o máximo de eficiência e produtividade no desenvolvimento de seus produtos.
Maior previsibilidade
Com a simulação computacional, é possível prever problemas e possíveis obstáculos que podem surgir no caminho. A empresa consegue simular diversos cenários de utilização dos seus produtos, identificando pontos que podem gerar custos, fricções e problemas para o projeto. Dessa forma, é possível reduzir os custos com correções e recall.
Além disso, é possível reduzir a necessidade de mudanças no processo, a compra de matérias primas, o número de profissionais contratados no projeto, entre outras despesas que impactam diretamente nos resultados e crescimento da empresa.
Facilitando o acesso à simulação
Ao longo de seus 25 anos de atuação, a ESSS dedicou força total para mostrar como a simulação computacional é possível é para empresas de todos os tamanhos.
A democratização do uso de simulação computacional permite que empresas e engenheiros de todos os países tenham acesso às tecnologias de ponta, auxiliando no desenvolvimento e inovação.
Conheça casos de sucesso dos nossos clientes na América Latina, Espanha e Portugal.
O Instituto ESSS possui cursos online sobre simulação e as ferramentas Ansys, partindo dos temas mais básicos até uma especialização completa, sempre focando em aplicações reais da indústria e com uma equipe de professores qualificada para expandir a visão de nossos alunos.
Ansys Discovery: quebrando as últimas barreiras
A ESSS está trabalhando para que, cada vez mais, engenheiros percebam o potencial, e apliquem a simulação. O Ansys Discovery, por exemplo, é uma ferramenta disruptiva. Nele, é possível fazer simulações ao vivo, instantâneas. Os engenheiros podem calcular problemas de análise estrutural, fluidodinâmica, além de poder fazer análises térmicas e físicas em componentes elétricos, com um custo de investimento de uma fração das demais ferramentas.
Também possui uma interface intuitiva e extremamente simples de ser usada, com uma curva de aprendizado excelente para uma ferramenta de engenharia. Mesmo com esse tempo de aprendizado extremamente ágil, a ESSS desenvolveu um treinamento especializado para os usuários para extrair ao máximo os benefícios que podem ser obtidos com seu uso.
Para mais informações, converse com um especialistas e peça uma cotação.