Manutenção preditiva: a prevenção de problemas como chave para indústrias mais sustentáveis e competitivas
A manutenção preditiva é uma abordagem proativa que utiliza dados e análises avançadas para prever quando um equipamento ou sistema pode falhar. Envolve técnicas que ajudam a determinar a condição dos equipamentos em operação para prever quando uma manutenção deve ser realizada.
Ao contrário da manutenção reativa, que responde a falhas depois que elas ocorrem, ou da manutenção preventiva, que se baseia em cronogramas fixos, a manutenção preditiva se antecipa aos problemas, permitindo que as intervenções sejam feitas no momento certo.
Dessa maneira, as empresas que adotam a manutenção preditiva podem evitar acidentes, reduzir drasticamente o tempo de parada de equipamentos e melhorar processos.
A simulação computacional é uma ferramenta que pode ser utilizada para processos de manutenção preditiva, que são capazes de fornecer insights precisos sobre o desempenho dos equipamentos e potenciais pontos de falha.
Para entender como a simulação pode ser usada para prever o desgaste de equipamentos, confira o webinar Vida útil de produtos e equipamentos: como prever usando simulação.
Qual o objetivo da manutenção preditiva?
O objetivo da manutenção preditiva é monitorar o desempenho e a condição dos equipamentos durante a operação normal para reduzir a probabilidade de falhas.
Isso permite que a manutenção seja planejada de maneira conveniente, minimizando qualquer tempo de inatividade ou custos inesperados e garantindo a máxima vida útil do equipamento.
Através da manutenção preditiva, é possível, por exemplo, mapear as zonas de desgaste em um equipamento e prever a troca da peça em determinado período.
Veja mais sobre esse assunto no episódio Pequenas empresas, grandes simulações do podcast CAE Talks.
Quais são os principais benefícios que a manutenção preditiva oferece?
Entre os benefícios da manutenção preditiva, as empresas podem otimizar suas operações, garantir mais segurança nos processos e eliminar custos desnecessários. Isso porque a antecipação dos problemas permite realizar intervenções quando necessário, evitando-se a manutenção excessiva. Por outro lado, impede que desgastes passem despercebidos, evitando acidentes. Outros ganhos incluem:
- Diminuição do tempo de parada dos equipamentos
- Evitar quebra e acidentes com equipamentos
- Maior confiabilidade e disponibilidade de equipamentos
- Otimização do planejamento de manutenção
- Processos mais seguros
Ademais, equipamentos operando de maneira eficiente e confiável resultam em uma produção mais consistente, minimizando perdas e maximizando a produção, o que leva a um aumento na lucratividade.
Manutenção preditiva em diferentes indústrias
Como vimos, a manutenção preditiva pode trazer benefícios importantes e promover maior competitividade para o negócio e é aplicável a diversas indústrias. Conheça alguns exemplos:
Indústria de óleo e gás
Para a indústria de óleo e gás, segurança é a palavra-chave. Isto porque falhas e acidentes podem causar danos enormes e até mesmo irreparáveis. Por isso, a manutenção preditiva é frequentemente usada para prevenir acidentes, o que é possibilitado por soluções de monitoramento em tempo real, como é o caso das tecnologias de digital twins.
A solução permite um acompanhamento rotineiro em tempo real de todos os parâmetros e indicadores industriais para identificar falhas, garantir a troca de peças e evitar possíveis paradas.
Para entender melhor como gerenciar o custo e a complexidade de ambientes operacionais para a indústria de óleo e gás, considerando como prioridade a segurança, a confiabilidade e a gestão ambiental, acesse o ebook Soluções de simulação e conheça a nova era da indústria de óleo e gás.
Equipamentos industriais
Quando falamos de ambientes industriais, a gama de máquinas e processos é vasta, e a manutenção preditiva pode desempenhar um papel crucial em mostrar a hora certa de trocar peças, fazer limpeza e manutenção de equipamentos.
Alguns exemplos incluem:
- Motores e Bombas: Monitorar a vibração, temperatura e consumo de energia pode prever falhas iminentes.
- Transportadores: Sensores podem identificar desgaste em correias e outras partes móveis.
Agroindústria
Na agroindústria, a manutenção preditiva é uma ferramenta valiosa para maximizar a produtividade e minimizar interrupções.
- Colheitadeiras: Sensores podem monitorar a eficácia de lâminas e detectar desgastes nos sistemas hidráulicos.
- Misturadores: Através do monitoramento de vibrações e temperatura, pode-se prever a necessidade de substituição de componentes.
Saiba mais sobre as aplicações e os benefícios da simulação computacional na agroindústria.
Energias renováveis
A manutenção preditiva é vital na indústria de energias renováveis, onde a eficiência e a continuidade são cruciais. Por exemplo, em uma turbina eólica, a simulação pode modelar como as lâminas responderiam a ventos de diferentes velocidades e direções, identificando possíveis pontos de falha ou desgaste acelerado.
Nesse caso, algumas aplicações podem envolver:
- Turbinas eólicas: Sensores nas lâminas, engrenagens e motores monitoram o desempenho e ajudam a prever desgastes ou falhas.
- Equipamentos de produção de biocombustíveis: Sensores monitoram temperaturas e pressões para garantir processos ótimos e identificar irregularidades.
Para saber mais sobre o uso da simulação computacional para otimizar equipamentos e processos da indústria de biocombustíveis confira o conteúdo Como maximizar a produção de etanol e outros biocombustíveis?
Mineração
Em ambientes de mineração, a manutenção preditiva ajuda a garantir a segurança e a eficácia operacional em equipamentos como:
- Perfurações e brocas: O monitoramento pode detectar o desgaste prematuro e prevenir falhas catastróficas.
- Moinhos e trituradores: Sensores identificam variações no desempenho, apontando para potenciais problemas em rolamentos ou lâminas.
A Fundición Ferrosa, por exemplo, investiu em simulação computacional para analisar projetos de peças de fabricantes de equipamentos originais e com isso, reduziu em até 80% os dias de desligamento de equipamentos por ano.
Como fazer manutenção preditiva em equipamentos?
A simulação computacional desempenha um papel vital na manutenção preditiva, pois permite simular o comportamento dos equipamentos sob diferentes condições, identificando possíveis falhas antes que ocorram na realidade.
Nesse sentido, o software Ansys é uma referência em simulação computacional. Com uma ampla gama de ferramentas e módulos, permite a simulação de fluidos, estruturas, entre outros.
A criação de digital twins para processos de manutenção preditiva melhora a produção e ajuda a encontrar a raiz de problemas de desempenho. Nesse caso, os processos são feitos em tempo real, o que evita acidentes e minimiza despesas operacionais.
Para saber mais sobre a solução e como ela pode impactar o seu negócio com a implementação da manutenção preditiva, entre em contato com especialistas em simulação.