Blog ESSS

Um repositório de conteúdos para guiar seus processos rumo ao futuro da simulação.

Oportunidades únicas de investimentos na engenharia

Channel Partners

Diferentemente de como era no passado, os investimentos na engenharia não têm considerado apenas ferramentas, maquinários e recursos industriais. Agora, a tecnologia é parte fundamental do desenvolvimento do setor, por meio de parcerias e contratação de sistemas inovadores.

O uso de soluções tecnológicas está em ascensão, como é o caso da simulação computacional. De acordo com um estudo do International Data Corporation (IDC), o uso da simulação computacional está em crescimento. A tecnologia vem sendo adotada em diversos setores, contribuindo com sustentabilidade, segurança, indústrias, educação e engenharia. 

Por isso, é uma oportunidade para os profissionais do setor que querem se destacar. A simulação computacional pode ser aplicada em diversos setores e tem causado impacto positivo em áreas como energia sustentável, óleo e gás, naval e offshore, aeroespacial, automotivo, eletrônica, metalúrgica, meio ambiente e muito mais.

Mercado da simulação

A simulação computacional elimina a necessidade das empresas desenvolverem diferentes e inúmeros protótipos. Com isso, ajuda a indústria a reduzir seus custos e a se preocupar com recall de produtos. Isso tem sido possível, pois o mercado da simulação tem expandido, permitindo que suas soluções sejam aplicadas em diferentes contextos.

A simulação computacional pode ser adotada e tem sido utilizada para impactar cenários como:

  • Na análise de problemas de transferência de calor, análise estrutural, potencial eletromagnético e transporte de massa (FEA);
  • Na previsão qualitativa do fluxo de fluido, por meio da modelagem matemática e ferramentas de software;
  • Na análise de turbulência, fluxo e distribuição de pressão de gases e líquidos e sua interação com diferentes estruturas (CFD);
  • No desenvolvimento de software específico de aplicação para funções de processo personalizadas;
  • Na análise dinâmica inversa e dinâmica direta; 
  • entre outras análises.

Além das aplicações e ganhos para as empresas, a simulação oferece vantagens para os engenheiros que atuam como parceiros, vendendo as soluções e treinando clientes para utilizá-las. 

Existe muito espaço para o crescimento desses profissionais, que atuam com a revenda dessas tecnologias, pois são eles que reduzem a distância entre o cliente e o fornecedor. Os revendedores recebem treinamentos e certificações dos fornecedores para atender o cliente adequadamente e orientar sobre o uso das soluções. 

Dessa forma, além de conquistarem o crescimento individual, os revendedores são peças fundamentais para que o mercado de simulação computacional cresça e atenda o setor de engenharia.

Democratização da simulação computacional

A simulação computacional é uma tecnologia cross-industry. Isso quer dizer que é intersetorial, todas as áreas se relacionam sem barreiras. Por isso, pode ser utilizada na indústria de óleo e gás, aeroespacial, automotivo, geração de energia, processos químicos, mineração e muitos outros.

Além desses setores, a simulação computacional também pode ser aplicada em procedimentos de segurança. A ideia é que a tecnologia ajude a prever fenômenos físicos com eficiência e agilidade, assim o impacto e os danos para a sociedade serão bem menores. 

Dessa forma, é possível simular o uso de equipamentos e de que forma eles podem impactar no meio ambiente, por exemplo, minimizando e até impedindo que eventos catastróficos aconteçam. 

Embora seja totalmente tecnológica e digital, a simulação computacional está se tornando mais acessível. Um exemplo é a ESSS, que tem como missão democratizar o acesso à simulação para o maior número de empresas, no Brasil e no mundo todo.

Utilizando a simulação computacional, as empresas são capazes de criar equipamentos menores, mais eficientes e que ofereçam um desenvolvimento mais rápido. Por isso, a economia de recursos e a sustentabilidade também são aspectos que apresentam ganhos quando a tecnologia é usada nas indústrias.

Conforme a tecnologia for sendo mais aplicada, mais contextos e cenários poderão utilizá-la. Futuramente, a simulação computacional poderá resolver um número maior de problemas e mais complexos. Porém, para que a ferramenta seja mais acessível e democrática, é importante que os próprios profissionais desenvolvam o olhar para identificar oportunidades no mercado.

Esse será o perfil do engenheiro do futuro, o profissional que está atento ao mercado, que identifica oportunidades e é capaz de mostrar para as empresas como a simulação pode ser adotada dentro do contexto do negócio. Desenvolver habilidades de marketing e vendas será fundamental para o sucesso desse novo perfil de engenheiro.

Aprenda mais sobre a engenharia do futuro, conheça o glossário.

Investimentos Sustentáveis na Engenharia

De acordo com o relatório The KPMG Survey of Sustainability Reporting 2020, 80% das empresas no mundo todo estão reportando sobre sustentabilidade. O número sobe para 96%, quando estamos falando apenas das 250 maiores companhias globais, 

As empresas com a maior taxa de reporte regional estão na América do Norte, 90% estão controlando e divulgando sobre a sustentabilidade em seus processos. Entre os anos de 2011 e 2020, a porcentagem de empresas melhores avaliadas na bolsa que começaram a reportar sobre seus processos e ações em favor da sustentabilidade aumentou 90%.

Esses dados mostram como o mercado tem se importado e atuado com o foco na sustentabilidade, revelando o que já não é mais considerado como uma tendência, mas sim uma obrigatoriedade. Uma prova disso são as leis governamentais que favorecem as iniciativas nesse sentido.

É possível reduzir impostos, sair na frente em processos licitatórios e ainda construir uma imagem de destaque no mercado se a empresa está ativamente mudando seus processos e construindo modelos de atuação mais sustentáveis.

As empresas que querem trilhar esse caminho precisam adotar uma postura de controle e fiscalização. A governança ambiental, social e corporativa – Environmental, Social and Governance (ESG) – é uma abordagem utilizada nas empresas que buscam conduzir e avaliar práticas internas voltadas ao meio ambiente, para governança e para o social.

As empresas se baseiam nos princípios de ESG para buscar maneiras de minimizar seus impactos no meio ambiente, que são:

  • Gestão de resíduos;
  • Política de desmatamento;
  • Uso de fontes de energia renováveis;
  • Posicionamento sobre questões de mudanças climáticas;
  • Ações para reduzir ou eliminar a poluição do ar ou da água decorrentes de suas operações;
  • Logística reversa de produtos;
  • Política de negociação com fornecedores, que também estão alinhados com esse propósito.

As empresas que adotam processos, políticas e iniciativas sustentáveis impactam positivamente no meio ambiente, mas também geram ganhos significativos para o próprio negócio. Organizações com atuações sustentáveis constroem imagens positivas no mercado, valorizando a marca e até aumentando o seu valor financeiro.

Por meio da simulação computacional, a empresa consegue construir cenários para identificar em quais pontos sua atuação pode prejudicar o meio ambiente. A partir do resultado, é possível adotar estratégias para minimizar esse impacto.

Além de identificar possíveis pontos de impacto para o meio ambiente, com a simulação computacional, as empresas conseguem analisar os cenários, aplicando melhorias em seus projetos. Na construção civil, por exemplo, é possível simular o desenvolvimento de projetos residenciais mais eficientes, onde há menos desperdício tanto na obra, quanto na utilização do empreendimento, após ser concluído. 

O profissional que revende soluções de simulação computacional vai de encontro com essa prática e necessidade das empresas mais preocupadas com a sustentabilidade. Além de conectar a indústria com a tecnologia que vai auxiliar na construção de ambientes mais sustentáveis, o profissional ajuda a disseminar a conscientização sobre esse tema.

O mercado de simulação computacional está crescendo e se tornando mais democrático para atender uma necessidade das empresas, que precisam tornar seus processos mais inovadores e eficientes. 

Atuar nesse mercado é uma oportunidade para os engenheiros que querem se destacar. Ao investir em simulação computacional, o profissional começa a atuar em setores inovadores, atendendo às tendências do futuro e apresentando um diferencial para seus clientes, além de apoiar iniciativas relacionadas com o meio ambiente.

Ficou interessado nesse tipo de investimento? Clique aqui e saiba mais sobre o  Ansys Elite Channel Partner!



Computer Simulation Experts

A ESSS reúne conhecimento em engenharia e ciências da computação para oferecer, aos diversos ramos da indústria, as mais avançadas ferramentas e soluções em simulação numérica, auxiliando engenheiros e projetistas a tomarem melhores decisões nas diferentes etapas da vida de um produto ou processo (projeto, seleção de materiais, construção, troubleshooting, manutenção). É Apex Channel Partner e representante oficial Ansys em toda América Latina, Portugal, Espanha e Itália.


Mais Conteúdos