ESSS debate simulação no ensino e os desafios tecnológicos na formação de engenheiros no CEFET-RJ
Como formar engenheiros capazes de abraçar os desafios tecnológicos do nosso tempo? Essa foi a provocação apresentada pela ESSS durante a Semana de Capacitação de Professores do CEFET-RJ – Campus Angra dos Reis, dia 6 de fevereiro. No evento, Christian Baggio, engenheiro e Account Manager do Programa Acadêmico da ESSS no Brasil, abordou o tema em uma palestra sobre inovação e tecnologia no ensino. Após a apresentação, os professores participantes se dedicaram a uma sessão de brainstorming sobre formas de implementar o uso de software de simulação nas disciplinas do CEFET, estimulando o desenvolvimento de inovação na prática.
Segundo Christian, “quando atrelada a pessoas, a inovação pode ser a grande chave da questão para alcançarmos o sucesso, não apenas na formação de novos engenheiros bem capacitados para a nossa sociedade, mas também para o nosso objetivo máximo de atingirmos maior qualidade de vida. A união entre a tecnologia e o material humano é fundamental para instituições de ensino atingirem o êxito acadêmico, tendo a simulação computacional como uma das ferramentas mais atuais para fomentar a inovação.”
A simulação computacional desempenha um papel crucial na formação de profissionais altamente qualificados e preparados para os desafios atuais do mercado de trabalho. Utilizar essa tecnologia como abordagem pedagógica nos cursos de engenharia proporciona uma série de benefícios significativos que contribuem para o desenvolvimento de habilidades técnicas, cognitivas e de resolução de problemas dos estudantes. Softwares de simulação permitem aos alunos o acesso a cenários complexos que podem ser difíceis ou impossíveis de reproduzir em um ambiente físico, possibilitando, assim, ampliar a compreensão dos fenômenos e processos estudados, preparando os estudantes para lidar com situações diversas e desafiadoras na prática profissional.
Através da possibilidade de trabalharem com laboratórios virtuais, os alunos podem explorar uma variedade de cenários e condições, experimentando diferentes variáveis e observando os efeitos resultantes em tempo real. Além de gerar maior clareza no aprendizado ativo do conteúdo e estimular a criatividade, a simulação em sala de aula promove uma compreensão mais profunda dos princípios subjacentes e ajuda a desenvolver habilidades de pensamento crítico e análise.
A ESSS possui uma série de soluções sob medida para todos os envolvidos na cadeia acadêmica de ensino e pesquisa, do professor ao pesquisador. Para saber como sua universidade pode alcançar avanços utilizando a simulação Ansys, conheça nosso Programa Acadêmico ou entre em contato com um de nossos especialistas.
A ESSS agradece à diretoria e à gerência do CEFET Angra dos Reis por viabilizar a atividade, e a todos os professores que estiveram presentes mostrando iniciativa para agir ativamente em prol da evolução da educação brasileira.