Internet industrial das coisas (IIoT) no desenvolvimento de equipamentos industriais
Derivada da internet das coisas, a internet industrial das coisas (IIoT) tem um impacto direto na forma como os equipamentos são desenvolvidos atualmente. Ela envolve a interconexão entre dispositivos e sistemas industriais para permitir a coleta de dados em tempo real.
Esses dispositivos são mais complexos e inteligentes e revolucionam o desenvolvimento de equipamentos industriais. Por exemplo, sensores IIoT podem ser incorporados em maquinários para monitorar desempenho, temperatura, umidade e outras variáveis importantes.
Assim, os dados são transmitidos para uma central de gerenciamento que permite a análise, detecção de problemas e medidas corretivas em caso de falhas. Para garantir o sucesso no desenvolvimento dos equipamentos, a simulação computacional é uma ótima alternativa.
A transformação tecnológica vivenciada influencia todos os setores industriais, como o automotivo, aeroespacial, equipamentos industriais, etc. A essa nova onda high-tech, os especialistas chamam de internet das coisas (IoT, internet of things).
O que é internet industrial das coisas?
A internet industrial das coisas (IIoT, na sigla em inglês) tem atuação exclusiva no ambiente industrial. Se concentra em conectar máquinas, equipamentos e dispositivos industriais para coletar, analisar e compartilhar dados em tempo real.
Dessa maneira, a IIoT permite que as empresas monitorem e controlem seus processos industriais de forma mais eficiente e eficaz, reduzindo o tempo de inatividade não planejado, aumentando a produtividade e melhorando a qualidade do produto final.
Inteligência artificial (AI), computação de alto desempenho (HPC) e computação em nuvem (cloud computing) são tecnologias que podem ser integradas ao desenvolvimento de equipamentos industriais com IIoT para melhorar a eficiência e a produtividade da produção.
Outro aspecto que ajuda a potencializar o uso da internet industrial das coisas é a tecnologia 5G, que oferece maior banda larga e menor latência, lidando com uma grande quantidade de dados em tempo real com velocidades muito mais rápidas do que as redes 4G existentes.
Além disso, a indústria 5.0 enfatiza a colaboração entre humanos e máquinas. Nesse sentido, a IIoT permite que os colaboradores monitorem remotamente os equipamentos e processos em tempo real, além de receberem alerta em caso de anomalias.
Ouça o episódio sobre 5G do podcast CAE Talks para entender melhor a importância desta tecnologia.
A união entre internet industrial das coisas, tecnologia 5G e a indústria 5.0 permite uma tomada de decisões mais informadas e precisas com base em dados em tempo real, além do aumento da produtividade e agilidade dos processos.
Quais os benefícios da IIoT?
Com a IIoT, as empresas podem usar a análise de dados avançada e machine learning para obter insights valiosos que contribuem para otimizar o desempenho e reduzir custos. A IIoT também impacta na segurança dos processos, aumentando a rapidez para detectar e neutralizar ameaças.
Outro benefício é que a internet industrial das coisas permite que as empresas tomem decisões mais informadas e precisas com base em dados em tempo real, melhorando a eficiência operacional e aprimorando a tomada de decisões estratégicas.
Em resumo, os benefícios são:
- Melhoria na eficiência operacional
- Redução de custos
- Tomada de decisões mais informadas
- Personalização em massa
- Maior segurança
- Aumento da competitividade
Como a simulação computacional ajuda a desenvolver equipamentos inteligentes?
A internet das coisas representa uma das maiores fontes de crescimento de receita para as próximas décadas. Uma pesquisa da Eclipse Foundation mostra que o investimento na IoT é crescente, 40% das empresas já utilizam a internet das coisas em seus meios de produção, enquanto 22% planejam implantar em até 2 anos.
No entanto, projetar equipamentos industriais que façam uso de IIoT envolve uma série de desafios. A mesma pesquisa da Eclipse Foundation identificou que entre as principais preocupações no uso de internet das coisas estão a segurança, a performance, o armazenamento e a análise dos dados.
Nesse cenário, a simulação computacional pode ser aplicada para solucionar os desafios de desenvolver equipamentos industriais e também de fazer a manutenção de equipamentos já em uso.
Usando simulação computacional, é possível criar equipamentos que impulsionam a IIoT e, em seguida, usar os dados da IIoT para criar gêmeos digitais de ativos físicos que nos permitem entender melhor os sistemas, prever problemas e falhas, otimizar processos e melhorar o tempo e os custos de produção.
Além de otimizar o tempo e os custos de desenvolvimento de novos equipamentos, permitindo criar e testar modelos virtuais antes da criação do protótipo físico e fazer testes de eficiência e comportamento, a simulação também ajuda a solucionar problemas de manutenção.
As soluções da Ansys, por exemplo, oferecem uma vasta gama de recursos que auxiliam a projetar produtos mais eficientes, confiáveis e com menor custo. Com menor time-to-market, as empresas que utilizam simulação se tornam mais competitivas no mercado, com lançamento de produtos inovadores.
Se você quer saber mais sobre como implementar ferramentas de simulação computacional nos seus projetos de equipamentos industriais, converse com um de nossos especialistas. A ESSS tem mais de 25 anos de expertise em simulação computacional e possui em seu portfólio os softwares mais utilizados no mundo.