Simulação de partículas na previsão de desgaste de equipamentos de mineração
A simulação de partículas utiliza algoritmos e modelos computacionais para estudar o comportamento das partículas durante a operação do equipamento e o efeito do carregamento do material particulado na estrutura deste equipamento. Essa abordagem tem o potencial de oferecer insights valiosos sobre o desgaste dos equipamentos de mineração.
Com isso, é possível reduzir o tempo ocioso das máquinas, aumentar a eficiência da linha de produção e otimizar a vida útil desses equipamentos. A tecnologia permite planejar suas operações de forma mais estratégica e tomar medidas para minimizar os efeitos adversos.
Acesse o webinar Simulação na mineração: melhorando a performance de equipamentos e processos para saber mais.
A importância da previsão de desgaste em equipamentos de mineração
Os equipamentos de mineração estão constantemente sujeitos a condições adversas, o que resulta em desgaste ao longo do tempo. Esse desgaste não só afeta a vida útil dos equipamentos, mas também gera altos custos de manutenção.
Para evitar isso, é importante prever os desgastes, o que não é fácil visto que os testes físicos para entender o funcionamento de equipamentos como moinhos, britadores e chutes de transferência, por exemplo, não são viáveis.
Nesse sentido, a falta de previsibilidade pode ser extremamente custosa. Imagine que um chute de transferência está com mau funcionamento e para ajustar é preciso ficar parado para conserto ou substituição. Isso gera um tempo ocioso que afeta toda a linha de produção.
Por outro lado, caso haja acesso aos dados de desgaste do equipamento, é possível programar manutenções preditivas selecionando horários de menor fluxo para reduzir o tempo ocioso da máquina. O melhor caminho para garantir essa previsibilidade é com a simulação de partículas.
A simulação de partículas para prever desgaste e aumentar a eficiência
Ao utilizar simuladores de partículas na previsão de desgaste, as empresas de mineração podem obter uma série de benefícios. Primeiramente, é possível reduzir os custos de manutenção, uma vez que ações corretivas podem ser planejadas com mais precisão.
Além disso, a vida útil dos equipamentos pode ser maximizada, evitando a substituição prematura de peças e prolongando uma operação eficiente. Nesse caso, o simulador de partículas cria um ambiente virtual onde é possível simular o movimento e a interação das partículas com as superfícies dos equipamentos.
Durante a simulação, as partículas são submetidas a diferentes forças, como a gravidade, forças de atrito e impacto. À medida que se movem e interagem com as superfícies dos equipamentos, são registradas informações sobre o carregamento exercido pelo contato das partículas na estrutura.
A simulação de partículas pode ser usada para vários tipos de equipamentos da indústria de mineração e trata-se de uma solução eficiente para prever o destaque e melhorar todo o processo operacional.
Chute de transferência
Entre as possibilidades de simulação está o transfer chute. É possível avaliar o impacto de diferentes materiais, geometrias e parâmetros operacionais no desgaste do equipamento, permitindo a otimização do projeto e a seleção dos componentes mais adequados.
Britadores
Outro equipamento de mineração bastante utilizado e que pode se beneficiar da simulação de particular é o britador, responsável por reduzir o tamanho dos minérios e materiais rochosos. Assim, o simulador ajuda a avaliar o movimento das partículas no processo de fragmentação.
Moinhos
Através da simulação, é possível obter informações detalhadas sobre a distribuição de tamanhos das partículas resultantes, a taxa de desgaste de revestimentos, energias de colisão e outros parâmetros relevantes para a eficiência do processo.
O Ansys Rocky é a solução mais completa do mercado para simulação de partículas capaz de atingir metas críticas de PD&I como a redução de falhas inesperadas, prolongamento da vida útil dos equipamentos, minimização dos custos e manutenção preventiva.
Para desenvolver equipamentos de alta eficiência, prever desgastes e garantir uma manutenção e baixo custo, aplique a simulação de partículas. Conheça mais sobre a solução Simulação para indústria de mineração e siderurgia e converse com um de nossos especialistas