Blog ESSS

Um repositório de conteúdos para guiar seus processos rumo ao futuro da simulação.

Engenharia do proprietário: conceito, aplicações e responsabilidades

Channel Partners

A engenharia do proprietário é um modelo de contrato em que uma pessoa, que não atua na engenharia, contrata uma empresa para acompanhar seu projeto. É um método interessante para quem quer garantir o sucesso do projeto, minimizando falhas e desperdícios. 

Tocar um projeto por conta própria pode parecer vantajoso no primeiro momento. No entanto, a falta de supervisão causa atrasos na finalização, prejuízos, desperdícios e outros problemas que acabam gerando mais gastos e estresse. 

Engenharia do proprietário: conceito

Engenharia do proprietário é um termo traduzido do inglês “owner’s engineering” baseado em governança e gestão. Nesse modelo de contrato, o dono do projeto contrata uma empresa especializada na gestão de projetos. 

A equipe acompanha o cronograma e o orçamento para manter o contratante sobre o andamento do projeto. É um processo que envolve o gerenciamento ativo e a fiscalização de todas as etapas, desde o início até a sua entrega.

Empresas que oferecem contratos nesse modelo, contam com equipes multidisciplinares, acostumadas a lidar com os desafios de um projeto. Por isso, garantem maior eficiência no acompanhamento de todo o processo.

Quais são as responsabilidades da engenharia do proprietário?

Ao contratar uma empresa de engenharia, espera-se que as equipes atuem para evitar divergências de escopo, custo e prazo. Para isso, existem algumas atividades que caracterizam as responsabilidades básicas para qualquer equipe. 

Avaliação dos orçamentos

O engenheiro vai analisar as diferenças entre os serviços oferecidos por cada fornecedor. Um erro que muitas pessoas cometem é o de escolher o fornecedor, equipamento ou material pelo preço. Porém, o barato pode sair caro.

Antes de tomar uma decisão é preciso avaliar alguns pontos, como: 

  • a qualidade dos materiais
  • a técnica adotada pelo fornecedor
  • quantos profissionais vão atender seu projeto
  • quais são as certificações e especializações da mão de obra, etc

Ter essas informações pode fazer diferença durante a execução e na entrega de um projeto.

Gestão de cronograma

Durante a execução do projeto, diversos obstáculos podem surgir e impedir que o cronograma seja cumprido no tempo planejado. Falhas de execução, mau tempo, atraso na entrega de materiais ou equipamentos, são apenas alguns exemplos do que pode acontecer.

A engenharia do proprietário conta com profissionais capazes de gerenciar um cronograma para que esses imprevistos não atrapalhem o andamento do projeto. 

A empresa contratada também vai assumir outras responsabilidades como: 

  • Aprovar, certificar e otimizar os Projetos Executivos
  • Analisar a abrangência e a qualidade do planejamento elaborado
  • Monitorar e controlar a EAP e do cronograma do projeto
  • Garantir a qualidade nas entregas e nos processos
  • Gerenciar os contratos de aferições, medições, retenções e liberações
  • Gerenciar os riscos do empreendimento
  • Gerenciar o fornecimento de insumos, materiais e equipamentos
  • Gerenciar os programas contratuais, Termos de Ajuste de Condutas e contrapartidas
  • Acompanhar a fabricação, o transporte e o armazenamento de equipamento e sistemas eletromecânicos
  • Desenvolver estudos e documentos especiais, quando necessário
  • Monitorar as atividades de Comissionamento e outras tarefas

A lista de responsabilidades é extensa e ela pode variar de acordo com as particularidades do projeto ou necessidades do contratante. Essa definição deve ser sempre negociada com a empresa contratada e ser especificada em contrato.

 Quais são os benefícios da engenharia do proprietário?

Veja alguns benefícios de contratar um engenheiro abaixo:

  • Garantia de cumprimento dos contratos e acompanhamento de eventuais alterações de escopo ou aditivos contratuais
  • Garantia de atendimento de acordo com os parâmetros estabelecidos de prazo e qualidade
  • Suporte para utilização e alocação de recursos humanos, adequadamente, em cada fase do projeto
  • Melhoria de comunicação entre os envolvidos no projeto, garantindo que as informações serão disponibilizadas a todos e em todos os momentos
  • Redução de riscos associados com prazo e qualidade durante todo o projeto
  • Cumprimento dos prazos e orçamento, de acordo com o que foi alinhado no planejamento e dentro da qualidade esperada
  • Redução de riscos para o projeto, com a atração de investidores e a facilitação de processos de financiamento bancário

O contratante tem todo apoio que precisa e um time de profissionais capacitados para acompanhar sua obra da melhor forma. A principal vantagem é ter esse olhar amplo e dedicado, que vai cuidar da obra melhor do que o próprio dono.

Aplicações desse tipo de serviço

A engenharia do proprietário pode ser aplicada em alguns contextos. É possível adotar esse tipo de contrato para analisar de forma crítica a engenharia proposta nas fases do projeto, na implantação e na etapa operacional.

Outra forma de aplicação é na validação da abrangência, completude, interface e qualidade do planejamento desenvolvido pelos fornecedores envolvidos. A engenharia do proprietário, também compreende o monitoramento e controle da execução das obras, dos serviços e fornecimentos, como fabricação, armazenagem e transporte.

O acompanhamento ou a execução das atividades de comissionamento das estruturas, equipamentos e sistemas também são aplicações da engenharia do proprietário.  Além da garantia da qualidade no fornecimento de bens, serviços e instalações.  

A atuação da engenharia do proprietário tem como base os termos que foram estabelecidos em contrato e nos requisitos do Projeto Básico Consolidado, bem como Especificações Técnicas, Normas e Leis e outras determinações.

A contratação de uma empresa especializada em engenharia do proprietário oferece total suporte para os donos do projeto. Por esse motivo, é uma solução para diferentes tipos de obras, desde projetos mais simples até os mais complexos.

Para conquistar os clientes e se destacar no mercado, as empresas que oferecem esse tipo de contrato precisam contar com profissionais capacitados e especializados. Além disso, o uso de ferramentas que amparam as atividades é fundamental. 

O Ansys é um software de simulação computacional que permite simular diferentes cenários em uma obra. Dessa forma, os engenheiros têm maior segurança para identificar cenários, testar opções e aplicar as melhores soluções no projeto.

O uso de uma ferramenta de simulação minimiza diversos gastos, pois evita que erros sejam cometidos ou que inúmeros protótipos sejam criados. A Ansys entrega qualidade e eficiência em seus softwares de simulação, além de um atendimento próximo e preocupado com o cliente, por meio da ESSS. Saiba como formar uma parceria de sucesso com a Ansys e ESSS.



Computer Simulation Experts

A ESSS reúne conhecimento em engenharia e ciências da computação para oferecer, aos diversos ramos da indústria, as mais avançadas ferramentas e soluções em simulação numérica, auxiliando engenheiros e projetistas a tomarem melhores decisões nas diferentes etapas da vida de um produto ou processo (projeto, seleção de materiais, construção, troubleshooting, manutenção). É Apex Channel Partner e representante oficial Ansys em toda América Latina, Portugal, Espanha e Itália.


Mais Conteúdos