Eletrificação: tendências de veículos elétricos no Brasil
A eletrificação é uma tendência que tem crescido no Brasil e no mundo, sendo impulsionada pela venda de carros elétricos. No Brasil, o número de carros vendidos no primeiro quadrimestre de 2022 aumentou 78%.
De acordo com a entidade, o interesse por esse tipo de veículo aumentou por causa das empresas que estão preocupadas com a sustentabilidade nos negócios. Em 2019, apenas 0.3% dos carros emplacados eram modelos híbridos e elétricos. O que aconteceu de lá para cá? Por que a eletrificação tem crescido tanto?
O que é eletrificação?
Eletrificação é o conceito utilizado para definir o processo de prover infraestrutura para fornecer energia elétrica para algum recurso ou ambiente. Isso pode considerar desde a energia elétrica fornecida para imóveis ou regiões, como para equipamentos e veículos.
As empresas, por exemplo, têm utilizado a eletrificação como fonte de alimentação para transportes e processos industriais. O objetivo de adotar esse modelo é reduzir as emissões de carbono e gases, ao mesmo tempo em que aumentam a eficiência produtiva e conseguem adotar o uso de energias alternativas.
Conheça outros termos da engenharia do futuro.
No caso dos veículos, a eletrificação é utilizada no desenvolvimento dos modelos elétricos, que são as versões acionadas por um motor elétrico. Por esse motivo, são mais eficientes do que os modelos acionados exclusivamente por combustão interna.
Os modelos de automóveis que utilizam eletrificação podem ser:
- Elétricos: utilizam apenas motores elétricos em seu sistema de tração, não emitem gases nocivos para o meio ambiente e são mais silenciosos do que o modelo tradicional de motores de combustão interna.
- Híbridos: esses modelos contam com dois tipos de motores, o de combustão e o elétrico. O motor de combustão pode ou não ser a gasolina. A bateria dos modelos híbridos é recarregada quando o carro é freado e tem a regeneração de energia.
- Híbridos com plug-in: esses modelos contam com uma fonte de energia externa que permite que o motor seja recarregado em uma tomada, por exemplo.
Tendência da eletrificação no brasil: veículos elétricos
O Brasil é uma referência mundial no desenvolvimento de recursos eletrônicos de potência e máquinas elétricas. Por isso, tem vantagem no mercado, em comparação com outros países. No entanto, na produção de veículos elétricos os desafios são diferentes, pois esses recursos dependem da harmonia de todo o sistema e não de componentes que trabalham de forma individual.
Esses desafios, porém, não têm impedido o avanço do desenvolvimento dos carros elétricos. A tendência da eletrificação é uma realidade no país. De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico, o número de veículos elétricos e híbridos no país chegou a 90 mil em abril de 2022.
O Brasil é responsável por 5% da frota de veículos do mundo todo, reunindo quase 60 milhões de carros. Na América Latina, temos exemplos como Chile e Colômbia que estão investindo em frotas de ônibus totalmente elétricos para uso no transporte público.
Já no cenário mundial, o número de veículos elétricos já ultrapassou 20 milhões. A eletrificação de automóveis é uma realidade para diversos países, como Noruega (83,5%), Islândia (51,7%) e Suécia (28,7%). Para incentivar a aquisição desses veículos, os países que lideram o mercado de eletrificação estão investindo em diversas iniciativas.
Na Noruega, por exemplo, há estacionamentos grátis para veículos elétricos e redução de impostos para quem quer adquirir um modelo desse.
Simulações para veículos elétricos
Para vencer as barreiras do desenvolvimento dos projetos de veículos elétricos e garantir a produção eficiente desses modelos, é preciso investir em testes. Porém, o investimento necessário para a criação de protótipos é muito alto.
Além disso, a eficiência e a escalabilidade da produção nas indústrias estão relacionadas ao tempo necessário para a criação dos protótipos físicos e a aplicação de testes que entreguem resultados relevantes.
Para acelerar o processo e aumentar a segurança dos testes, além de resolver as dificuldades citadas acima, é necessário o investimento em simulação computacional. Com a simulação, é possível criar diversos protótipos virtuais a um custo muito menor do que o necessário para produzir modelos físicos. O tempo necessário para a criação e testagem também é muito menor e as empresas conseguem aplicar diversos modelos e testes ao mesmo tempo.
Saiba mais sobre os desafios da mobilidade elétrica e veja como a simulação computacional pode transformar esse mercado no webinar sobre Simulação computacional no ecossistema de mobilidade elétrica.
Benefícios da eletrificação automotiva
Sistemas baseados em eletrificação costumam ser mais leves e fáceis de controlar do que outros tipos. Os veículos elétricos não emitem gases de efeito estufa e não utilizam combustíveis fósseis em seu funcionamento. Dessa forma, geram menos impactos para o meio ambiente.
A energia gasta por espaço percorrido é menor do que um veículo convencional, o que faz com que sejam energeticamente mais eficientes do que os modelos à base de combustão.
Com a eletrificação é possível ter uma economia de combustível de 35% em balsas elétricas híbridas em comparação com as tradicionais e uma redução de 35% nos custos de energia de operação por hora para aeronaves de demonstração.
O investimento em eletrificação retorna muitos benefícios para a sociedade, mas é preciso investimentos mais expressivos, principalmente no Brasil, para que essa tendência ganhe o mercado nacional nos próximos anos.
Quer saber mais sobre eletrificação e outras tendências da indústria e engenharia?