Como utilizar a simulação computacional no desenvolvimento de eletrodomésticos?
O desenvolvimento de eletrodomésticos precisa estar alinhado com as regulamentações técnicas, requisitos de experiência do consumidor, além de padrões ambientais rígidos. Para evitar testes demorados e caros, a simulação computacional pode ser a resposta.
A utilização da simulação computacional no desenvolvimento de eletrodomésticos envolve várias etapas e ferramentas específicas para cada tipo de análise. Diversos aparelhos industriais contam com reações de combustão e fazer testes de segurança, por exemplo, pode ser um desafio devido aos altos investimentos e metodologias empíricas.
Com a simulação computacional, o processo fica mais acessível, ágil e econômico. Assista ao webinar simulação aplicada a equipamentos de combustão para visualizar as vantagens.
Seja para a criação de geladeiras, fogões, exaustores, lavadoras, lava-louças ou qualquer outro equipamento, o uso da tecnologia pode contribuir para otimizar os projetos e para atender os critérios de desempenho.
Benefícios da simulação para o desenvolvimento de eletrodomésticos
Em primeiro lugar, o desenvolvimento de eletrodomésticos com a simulação computacional pode ter uma redução drástica no tempo de desenvolvimento de projetos conceituais. Com a solução, fica mais fácil avaliar novas ideias de produtos para lançamento no mercado.
A simulação permite otimizar o design dos eletrodomésticos para melhor eficiência energética. Além disso, é possível minimizar as falhas ao prever os cenários de operação. Assim, o desenvolvimento de eletrodomésticos ganha em otimização de tempo e redução de custo das testagens de protótipos.
Ao possibilitar a avaliação rápida de diferentes conceitos de design, a simulação acelera o ciclo de desenvolvimento de novos eletrodomésticos. A capacidade de realizar testes virtuais em estágios iniciais do projeto permite que ajustes sejam feitos rapidamente, economizando tempo.
No caso de equipamentos térmicos, a simulação auxilia no aprimoramento do gerenciamento térmico. Ou seja, é possível analisar virtualmente o fluxo de calor, identificar pontos de superaquecimento e otimizar o design para uma dissipação eficiente de calor.
No mais, a simulação facilita a avaliação da compatibilidade eletromagnética dos produtos, ajudando a identificar potenciais interferências eletromagnéticas. Isso é crucial para garantir que os eletrodomésticos operem corretamente em ambientes com outros dispositivos eletrônicos, atendendo a normas regulatórias.
Assista ao webinar: Combustão em fornos e fogões com simulação computacional
Aplicações da simulação computacional na indústria de eletrodomésticos
Para entregar produtos diferenciados e sustentáveis, a aplicação da simulação computacional é, sem dúvidas, uma alternativa valiosa. A integração da simulação em várias etapas do desenvolvimento de eletrodomésticos contribui para produtos mais eficientes, confiáveis e inovadores.
Essas aplicações tornam a simulação uma ferramenta indispensável na indústria. Existem diferentes tipos de simulação que podem ser usadas para otimizar diversas etapas no desenvolvimento de eletrodomésticos, tais como:
Melhoria de design
A simulação mecânica pode ser usada para analisar o comportamento estrutural de diferentes componentes do eletrodoméstico, como carcaças e suportes. As simulações também servem para aprimorar o designer à medida que os projetos se desenvolvem.
As análises oferecem múltiplas soluções para priorizar aquelas que são promissoras. Nesse caso, CFD tornou-se uma das opções mais confiáveis para oferecer precisão devido às sutis diferenças entre as soluções e à incerteza experimental.
Testes de desempenho e confiabilidade
No que diz respeito aos testes de desempenho, a simulação CFD é aplicada para analisar o fluxo de ar e a transferência de calor dentro de eletrodomésticos como geladeiras, ar-condicionado e fornos.
Já a simulação estrutural é utilizada para avaliar a resistência de componentes sujeitos a diferentes condições de carga, como portas de fornos ou partes móveis de eletrodomésticos.
Quanto à confiabilidade dos produtos em ambientes com vários dispositivos eletrônicos, é possível usufruir da simulação eletromagnética, empregada para testar a interferência eletromagnética entre diferentes componentes.
Eficiência energética dos equipamentos
A simulação térmica ajuda a otimizar o uso de energia ao analisar como os dispositivos internos geram e dissipam calor. A simulação CFD, por sua vez, pode ser empregada para melhorar a eficiência dos sistemas de resfriamento, como ventilação e troca de calor em eletrodomésticos.
Ao empregar diferentes simulações no desenvolvimento de eletrodomésticos, a indústria pode garantir que esses produtos atendam a padrões rigorosos de desempenho, confiabilidade e eficiência energética. Quer aplicar as soluções na sua indústria? Entre em contato com um especialista para conhecer as melhores opções de simulação para aplicar no desenvolvimento de eletrodomésticos.