Ansys Twin Builder monitora produtos em operação para prever falhas e analisar o desempenho futuro
Predix, Siemens, Mindsphere, Honeywell, Sentience, ABB, Ability, Schneider Electric, SAP, Ecostruxure, GE. Além de grandes nomes da indústria mundial, essas companhias têm outra coisa em comum: todas elas utilizam digital twins, protótipos virtuais para produtos em operação. Eles são conectados a sensores de captura de dados e atuadores por plataformas IIoT (Internet das Coisas Industrial) e permitem acompanhar a vida dos ativos e fazer previsões precisas sobre o desempenho futuro.
Ao estudar um digital twin, as empresas, pela primeira vez, podem analisar o produto em ação, ao longo do tempo, em seu ambiente operacional real. Com isso, fica muito mais simples analisar o desempenho de produtos em condições reais de operação com precisão e em tempo recorde, ajudando a planejar os requisitos de desempenho e manutenção, reduzir custos e riscos de inatividade não planejada e melhorando a sustentabilidade e a eficiência da máquina.
Mais que uma réplica virtual, um digital twin faz um monitoramento preditivo baseado no aprendizado, criando milhares de diferentes cenários possíveis. É possível, por exemplo, coletar dados para melhorar o design físico do produto durante todo seu ciclo de vida. Assim, engenheiros conseguem entender forças e fraquezas, otimizando processos de desenvolvimento.
Como sua empresa pode começar a usar um digital twin? Descubra aqui.
A engenharia do futuro reduzindo tempo e custos
Segundo a empresa de consultoria Gartner, metade das grandes indústrias vão utilizar digital twins até o fim de 2021, aumentado em 10% sua produtividade. A Ansys oferece uma solução para construir, validar e implementar digital twins, o Twin Builder. A ferramenta cria simulações completas de sistemas com uma série de vantagens, permitindo que os usuários façam a manutenção preventiva contínua para ativos de campo em operação. Dessa forma, abre-se espaço para a criação de novos modelos de negócios, acelerando o desenvolvimento de produtos e possibilitando que indústrias e desenvolvedores economizem milhões em custos operacionais.
A LG é uma das empresas que já utiliza o Ansys Twin Builder para simulações de pré-verificação de qualidade de circuitos e de interferência eletromagnética dos eletrônicos, motores elétricos e controladores dos eletrodomésticos. Gwigeun Park, pesquisador da LG Home Appliance & Air Solution Company, afirma: “Com a ajuda do Twin Builder, estamos desenvolvendo produtos inovadores e implementando digital twins para criar protótipos virtuais no nível de componentes e compartilhar informações de IIoT entre produtos. Ele também nos auxilia em pesquisas para aumentar a confiabilidade dos produtos, reduzir o tempo de lançamento no mercado, diminuir a necessidade de testes físicos e melhorar o desenvolvimento.”
Com o Ansys Twin Builder é possível, por exemplo, descobrir informações a partir de dados de ativos de campo por meio de análises físicas baseadas em simulação.
Acesse o webinar Digital Twin e descubra a nova abordagem para a engenharia do futuro com Ansys Twin Builder.
Reutilizar modelos de simulação 3D existentes também é mais fácil, preservando a precisão, reduzindo requisitos de armazenamento e aumentando a velocidade de simulação em até 100 vezes. Os usuários podem modificar rapidamente os digital twins de ativos implantados e espelhar equipamentos alterados ou atualizados, como bombas, motores e turbinas, para melhor executar a manutenção preditiva. O software ainda oferece agilidade na execução das tarefas e exportação de modelos para plataformas IIoT.
“Espera-se que os digital twins criem valor significativo para as organizações, aumentando a eficiência operacional, gerando modelos de negócios mais lucrativos e permitindo dar um salto sobre a concorrência”, disse Sameer Kher, diretor de Desenvolvimento de Produtos, Sistemas e Digital Twin da Ansys. “O Ansys Twin Builder permite que os usuários construam, validem e implantem rapidamente digital twins baseados em simulação, melhorando as operações de topo e de fundo.”