Blog ESSS

Um repositório de conteúdos para guiar seus processos rumo ao futuro da simulação.

Ansys Discovery: sua passagem no trem da revolução tecnológica

Tecnologia de Simulação Indústria

A simulação computacional vem se tornando uma área muito promissora para profissionais que atuam com projetos, com capacidade de crescimento imensurável à medida que a indústria se aprimora. Ano após ano, a evolução da tecnologia fica mais evidente, como uma locomotiva trazendo vagões de novidades. Entre elas, podemos destacar a inserção da automação, os processos de eletrificação, da digitalização e da indústria 4.0 e a inteligência artificial. 

O trem da simulação, puxado pela Ansys, traz um vagão especial com sua ferramenta de simulação instantânea Ansys Discovery. A nova plataforma de simulação é intuitiva, “conversando” com o usuário para apresentar os próximos passos. Além disso, conta com uma precisão de cálculo refinada, tudo realizado de forma instantânea e ao vivo. Com o Ansys Discovery, as barreiras do conhecimento são quebradas, a curva de aprendizado diminui e o único limitante passou a ser a antiga crença que um dia julgou a simulação como algo impossível, difícil ou custoso. 

O Ansys Discovery capacita os engenheiros a inovar e testar mais projetos em menos tempo.
Buscando o melhor dos mundos, o Ansys Discovery permite projetar o design ideal focando no melhor rendimento e no menor custo. Para isso, a ferramenta disponibiliza módulos de análise estrutural e fluidodinâmica. Esses módulos são capazes de prever as tensões máximas presentes no componente e suas deformações, verificar as frequências naturais do sistema a fim de evitar ressonância, avaliar características físicas do escoamento que ocasionam queda de rendimento, como regiões de recirculação, análises de pressão e velocidade, e realizar análises térmicas. Tudo isso com capacidade de otimização paramétrica e topológica.

Também vale destacar que no Ansys Discovery não existe uma separação de físicas em diferentes plataformas, comum em outros softwares de simulação. Tudo é realizado em um único ambiente, o que facilita ainda mais as análises multifísicas (FSI – Fluid-Structure Interaction).

O mercado brasileiro inicia sua trajetória para uma nova revolução. Um mercado em drástica mudança, com uma locomotiva rápida, potente e implacável. Parafraseando Darwin, podemos dizer que apenas os mais adaptados vão sobreviver. Qual será sua  decisão, pegar o trem ou deixar ele partir?



Business Developer

Engenheiro mecânico pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), Mestre em Propulsão e Energia pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e Mestre em Gestão de Negócios pela Business School São Paulo (BSP). Possui experiência em fluidodinâmica e simulações multifísicas e é o gerente do produto Ansys Discovery.