A democratização da simulação multifísica
A força da simulação está na habilidade de reproduzir o mundo real em cada uma das suas partes móveis. Para soluções avançadas, isto significa acoplar diferentes modelos físicos ou fenômenos físicos simultâneos utilizando ferramentas de simulação multifísica. Atualmente, companhias que se se empenham para desenvolver projetos com eficiência e qualidade não têm espaço para erros. Por isso, cada vez mais empresas recorrem às simulações multifísicas para tomarem decisões mais assertivas e melhorarem a performance.
Os desafios do desenvolvimento de produto
Médias e pequenas empresas estão revolucionando a forma de desenvolver novos produtos e agregando ao departamento de engenharia tecnologias mais modernas e eficientes, como os softwares de simulação computacional. Porém, algumas companhias de menor porte optam por não utilizar ferramentas de simulação, pois acreditam que são complexas demais para seus projetos. Segundo pesquisa do Aberdeen Group, o mercado agora exige produtos mais complexos (39%) que podem operar em ambientes variados (38%), conforme gráfico abaixo.
Para competir em um mercado global em expansão com recursos de desenvolvimento limitados (37%), as empresas devem encontrar uma maneira de se diferenciar, e uma excelente forma de fazer isso é eliminando falhas de projetos (20%), podendo reduzir o recall de produtos e os atrasos. Com o uso de ferramentas multifísicas, as empresas se tornam mais competitivas no mercado e são capazes de solucionar problemas complexos, ainda na fase de projeto.
Cada vez mais, o sucesso de uma companhia depende da sua capacidade de desenvolver produtos inovadores, uma tendência que se duplicou nos últimos 15 anos, vendo um crescimento significativo apenas há dois anos, principalmente nas indústrias mecânica e elétrica, segundo pesquisa do Aberdeen Group. Uma empresa diferenciada mantém a qualidade de seus produtos sempre em alto nível e, por isso, evitar falhas nos projetos é imprescindível.
O sucesso de um produto começa com simulação
O sucesso de um produto é altamente dependente de vários fatores. Alinhamento às necessidades do mercado, nível de qualidade, prazo de entrega para o mercado e custo. O grande desafio está em cumprir esses objetivos, mantendo a rentabilidade. Os benefícios da simulação ultrapassam muito o custo de implementação, uma vez que fornecem um ambiente sem risco e baixo custo que permite que engenheiros considerem centenas, senão milhares, de possibilidades em um mesmo projeto. Por isso, quanto mais cedo as ferramentas de simulação computacional forem usadas no processo de desenvolvimento de produto, mais confiabilidade terá seu resultado final.
Diretrizes para simular projetos com eficácia
Sob a pressão constante de lançar produtos verdadeiramente inovadores de forma rápida e confiável, as empresas precisam ter a capacidade de atender às necessidades dos consumidores e, ao mesmo tempo, manter a rentabilidade. Para empresas de topo, isso significa usar uma solução de pacote de simulação multifísica que permita a exploração de diferentes alternativas de design em diferentes ambientes. Para uma implementação adequada da simulação multifísica no desenvolvimento do produto, siga estas etapas:
Verificação de projeto no processo de desenvolvimento do produto: Realize análises mais rigorosas e provas logo nas primeiras etapas. As alterações feitas inicialmente são facilmente adaptadas e custam menos do que fazer modificações durante o processo de produção. Quanto mais cedo as iterações de projeto forem exploradas, há mais flexibilidade para a mudança e menos espaço para erros.
Documente e aplique as melhores práticas: A principal preocupação das empresas que adotam a simulação multifísica é qual é a facilidade de adoção e uso? Pavimentar o caminho para a democratização da simulação multifísica começa primeiro com a documentação das melhores práticas. Documentando as melhor práticas, a empresa irá maximizar os benefícios da simulação.
Ter um processo formal de gerenciamento de mudanças: Facilitar a adoção de novas ferramentas de simulação, colocando um processo padronizado para novas metodologias de simulação.
Uma ferramenta de simulação 3D fácil de usar, rápida e poderosa é o Ansys Discovery, que traz aos engenheiros recursos únicos para ajudar na conceituação, avaliação e aprimoramento de projetos. A partir de uma única interface de usuário (UI), o Discovery é capaz de oferecer facilidade de uso, velocidade e precisão na simulação multifísica, térmica, estrutural e de fluidos.