Vida útil de produtos e equipamentos: como prever usando simulação
Simulação numérica como ferramenta para estudo de fadiga e durabilidade
A falha de equipamentos e componentes mecânicos por fadiga é um problema crítico e comum a diferentes aplicações industriais, podendo ser causada por fatores como geometria, material, processo de fabricação, entre outros. Os engenheiros têm o desafio de considerar estes aspectos no desenvolvimento de projetos para assegurar durabilidade adequada à vida operacional prevista e segurança ao equipamento ou produto.
Para isso, é fundamental conhecer, confrontar e validar diferentes métodos para projeto de fadiga. Alguns exemplos incluem recomendações de certificadoras e associações como IIW, ASME VIII, DNV-RP-C203 e BS-7608, por meio de métodos como tensão nominal, hot spot e effective notch stress. Essas metodologias podem ser utilizadas em diferentes aplicações industriais e permitem implementação em conjunto com soluções numéricas pelo Método de Elementos Finitos.
Em nosso webinar gratuito, demonstramos a aplicação da simulação numérica para estudar a durabilidade e prever o tempo de vida útil do produto na etapa conceitual de projeto.
COMPARTILHAR ESTE EVENTO
Apresentador:
Rafael Vetturazzi
Engenheiro, ESSS
Engenheiro Mecânico pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e pós-graduado em Análise Numérica Estrutural utilizando o Método dos Elementos Finitos pelo Instituto ESSS. Possui experiência em elementos finitos e engenharia de aplicações no setor de óleo e gás. Atualmente integra a equipe técnica FEA da ESSS.