Simulação na Manutenção de Equipamentos de O&G
Conheça métodos eficientes e de menor custo para manutenção de ativos e previsão de falhas
A indústria de óleo e gás envolve diversas etapas fundamentais, desde a extração e produção até o processamento e refino, e todas elas envolvem ativos e equipamentos complexos e de grande porte, cuja operação segura e adequada deve ser garantida.
Por conta da ordem de grandeza destes sistemas, a ocorrência de acidentes e falhas pode resultar em perdas consideráveis, não apenas sob o ponto de vista financeiro mas também nos âmbitos social, legal e ambiental.
Uma das principais ações para evitar esses problemas é assegurar uma manutenção adequada dos ativos, de forma a prever potenciais riscos, revisar projetos e adequar processos. Para isso, diversas técnicas de engenharia podem ser adotadas, entre elas o uso de simulação numérica.
Neste webinar, vamos apresentar exemplos de aplicação e estudos de caso que demonstram como as ferramentas de simulação numérica estrutural e de dinâmica de fluidos podem contribuir para a manutenção de equipamentos e processos da indústria de óleo e gás.
Você vai ver neste webinar:
- Desafios da indústria de óleo e gás
- Importância da manutenção de ativos
- Uso de simulação CAE para manutenção
- Estudos de caso
Apresentadores:
Roberto Silva
Especialista em aplicações CAE, ESSS
Roberto Silva é engenheiro mecânico e mestre em tecnologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ). Trabalha na ESSS desde 2007 na área técnica de análise estrutural em Ansys, com atuação em suporte, treinamentos e serviços de consultoria e como professor do curso de Especialização em Análise Numérica Estrutural do Instituto ESSS desde 2010.