Como desenvolver produtos mais eficientes com Otimização Paramétrica e Topológica
Minimize ou maximize funções em seu projeto e aumente a produtividade
Encontrar a geometria ideal é um trabalho de tentativa e erro. Nesse contexto, as ferramentas virtuais de otimização passam a ser fundamentais para o desenvolvimento de produtos inovadores.
Na otimização paramétrica, o problema de otimização pode ser resolvido por uma ou mais variáveis de projeto a fim de minimizar ou maximizar uma função objetivo definida pelo engenheiro ou projetista. A otimização topológica, por sua vez, busca a concepção de uma geometria ideal através de um conceito que extrapola os limites de forma, permitindo a criação de componentes idealizados para a aplicação específica ao qual estão submetidos.
A simulação virtual indica ao engenheiro os limites pelo qual pode ocorrer a falha, em aspectos que podem influenciar ativamente um produto, como o sobrepeso, por exemplo. O peso extra pode significar eficiência energética comprometida, custos adicionais no transporte de uma peça e desperdício de materiais. Porém, com as ferramentas de otimização é possível projetar componentes duráveis e leves para qualquer aplicação. É o melhor de dois mundos.
Descubra por que as ferramentas Ansys para otimização paramétrica e topológica são rápidas, fáceis de usar e são referências de mercado.
CONTEÚDO:
- Por que usar Otimização Paramétrica?
- Quais os tipos de geometria e onde aplicar O.P.?
- Por que usar Otimização Topológica?
- Quais os tipos de geometria e onde aplicar O.T.?
- Ansys Mechanical;
- Granta Design;
- Exemplos reais.
Apresentador:
Rafael Vetturazzi
Especialista de Aplicações CAE - ESSS
Engenheiro Mecânico pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e pós-graduado em Análise Numérica Estrutural utilizando o Método dos Elementos Finitos pelo Instituto ESSS. Possui experiência em elementos finitos e engenharia de aplicações no setor de óleo e gás. Atualmente integra a equipe técnica FEA da ESSS.