Stara utiliza simulação para analisar a durabilidade em componentes agrícolas
Saiba como protótipos virtuais e a análise estrutural (FEA) possibilitam prever vida e dano em uniões soldadas e analisar a durabilidade de carretas agrícolas
Autores:
Rafael Kappaun e Róbinson J. Jabuonski Júnior, Stara S/A Indústria de Implementos; Rafael Vetturazzi, ESSS; Agenor Dias de Meira Júnior, Universidade de Passo Fundo
Na produção agrícola, as colheitas precisam ser realizadas em períodos determinados por pequenas janelas de tempo. Por isso, os equipamentos precisam ser eficientes e confiáveis. Isto inclui as carretas agrícolas autodescarregáveis, um implemento colocado junto à colheitadeira transporte dos grãos.
Desafio:
No processo de transferência de grãos, os carregamentos variam ou flutuam entre níveis frequentemente, já que as lavouras frequentemente se encontram em terras irregulares, acidentadas e de difícil acesso A Stara realizou um estudo para avaliar a durabilidade e eficiência de uma carreta agrícola, que foi submetida a esforços repetidos ou flutuantes.
Solução:
O nível de tensões atuantes no componente foi calculado utilizando análise por elementos finitos, com o software Ansys Workbench Mechanical, e medições de esforços em campo.
A vida em fadiga do componente foi calculada através do software Ansys nCode DesignLife, com foco em uniões soldadas utilizando o método Volvo-Chalmers.
Benefícios:
Devido ao processo de soldagem, a resistência à fadiga das soldas é inferior à das peças. Nesse sentido, é importante avaliar a vida e o dano destas uniões para garantir o perfeito funcionamento da carreta conforme vida útil estabelecida.
Esse processo de avaliação da durabilidade do cabeçalho da carreta agrícola permite garantir que o equipamento seja confiável e durável para atender às necessidades da produção agrícola.
Leia no estudo de caso completo os resultados obtidos pela Stara.