A digitalização industrial e o caminho traçado pelo setor eólico
Material apresenta fundamentos da transformação digital e tendências para o setor, como os gêmeos digitais.
A área de pesquisa, desenvolvimento e inovação do atual cenário socioeconômico e tecnológico passa por intensa revolução e mutação em diversas indústrias por conta da transformação digital. Conceitos como Internet das Coisas, Big Data, Cloud, Indústria 4.0, Digital Twin ou Gêmeo Digital, entre outros, unidos a toda a revolução tecnológica que os acompanha, vêm chamando a atenção da indústria internacional. O mercado brasileiro não está alheio a estas inovações e atualmente volta-se aos gêmeos digitais.
Esta publicação tem por objetivo desmistificar tal temática, a partir da consolidação clara e didática destes fundamentos, apresentando exemplos práticos, macrotendências mundiais e expectativas para o setor eólico, representado principalmente por turbinas.
Também se discute o papel da indústria de energia eólica neste cenário, já que este é um dos setores com maior nível de implantação e consolidação destas tecnologias e principal responsável por traçar o caminho da Indústria 4.0 a partir da digitalização que será almejada pelos demais players do setor industrial global.
Este material foi apresentado no evento Brazil Windpower 2020, que aconteceu de 27 a 29 de outubro de 2020.
COMPARTILHAR ESTE ARTIGO